Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2024-02-05-at-13-51-32
No comando: BANDANEJO

Das 14:00 Horas as 17:00 Horas

unnamed
No comando: Manhã Legal

Das 08:00 as 12:00

sabadao-da-santa-5
No comando: Sabadão da Santa

Das 08:30 as 12:00

2fd23236242fab8e9507cadf4f0f697d
No comando: Almoçando Com A Santa

Das 12:00 as 13;30

Araucaria moist forest in Aparados da Serra National Park, Brazil
No comando: Show Da Tarde

Das 13:30 as 17:00

1
No comando: Clube Da Música

Das 14:00 as 19:00

unnamed
No comando: Campo E Sertão

Das 17:00 as 19:00

CENTAUROS DA TRADIÇÃO REALIZA MAIS UMA ETAPA DA ROTA DAS TROPAS.

Compartilhe:
cavalgada-13

Do dia 24 ao dia 28 de novembro o grupo Cultural Tradicionalista e de Cavalgadas Centauros da tradição do município de Água Santa, realizou mais uma etapa do Projeto Rota das Tropas, projeto este, que prevê refazer os caminhos onde os tropeiros percorriam com as tropas no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta edição o grupo contou com a parceria do grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias do município de Tapejara e o percurso refeito foi nos Campos de Cima da Serra.

A cavalgada teve início no município de Campestre da Serra na sexta-feira dia 24, mais especificamente na propriedade de Wanderlei Machado onde à noite, foi servido um churrasco de cordeiro mamão, uma cortesia do anfitrião e após tertúlia com talentos locais. No sábado o trajeto realizado foi entre Campestre da Serra até a localidade da Criuva, fazendo a travessia do Rio das Antas pela ponte mais antiga construída no início do século passado. Este era o caminho utilizado pelos tropeiros para levar o gado da região de Vacaria até a região de Caxias do Sul para o abate. O pouso na noite de sábado foi CTG Pousada dos Tropeiros na Criuva, abaixo de muita chuva.

No domingo pela manhã ainda com chuva e após o café o grupo seguiu para seu próximo destino, a visita ao Memorial da Família Bertussi na localidade de São Jorge da Mulada, onde houve o encontro com o gaiteiro Gilnei Bertussi, hoje considerado o herdeiro do talento artístico da família Bertussi. No local o grupo realizou a visitação  ao museu da família, onde a história foi contada pelo próprio gaiteiro. Após o grupo seguiu seu trajeto e o pouso aconteceu na comunidade de Rincão das Flores no município de Caxias do Sul.

Na segunda-feira dia 27 o grupo adentrou nos campos de São Francisco de Paula, destacando neste dia a visita a localidade de Cazuza Ferreira, um dos povoados mais antigos do  Estado, onde houve a visitação às construções feitas em madeira com mais de cem anos. O pouso neste dia foi na comunidade de Faxinal dos Pelucios, já no município de Jaquirana.

Na terça-feira dia 28 última dia da Cavalagada, os cavaleiros tiveram que colocar o pé no estribo ainda antes de clarear o dia, pois o último percurso proposto pelo projeto era de aproximadamente 50 Km, entre os municípios de Jaquirana e Cambará do sul, percurso este feito entre campos, matos, banhados e desfiladeiros. O momento mais marcante deste dia foi a travessia do passo do S no Rio Tainhas com uma extensão de mais de 100 metros e água próxima a barriga dos animais, um dos momentos mais emocionantes da cavalgada.

Feita a travessia com todos os cavaleiros e animais em boas condições o grupo seguiu então para o destino final da cavalgada na cidade de Cambará onde logo após o por do sol os Centauros encerraram a cavalgada com um desfile na avenida principal da cidade e a seguir se dirigindo para a Pousada das Curucacas, também sede do CTG Baio Ruano, onde aconteceu o pernoite.

Segundo Lacir Nervo um dos organizadores da cavalgada e membro do Grupo Centauros da tradição, depois do feito, ao Grupo Centauros da tradição só resta agradece a todos que se envolveram em mais esta edição do projeto Rota das Tropas, cavaleiros, pessoas do apoio e todas as comunidades que nos receberam com tanta hospitalidade. Temos a certeza de que com este projeto estamos auxiliando para “unir Gerações e perpetuar a Tradição” lema do grupo.

Deixe seu comentário: