
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Paciente de 20 anos segue estável na UTI; Rio Grande do Sul tem agora quatro casos em investigação e quatro descartados.
A investigação sobre a suspeita de intoxicação por metanol em Passo Fundo avançou nesta quinta-feira, 9 de outubro. Uma amostra de sangue da paciente de 20 anos, internada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), foi enviada para análise no Centro de Informação Toxicológica (CIT), em Porto Alegre. O resultado do exame confirmará ou descartará a presença da substância no organismo da jovem.
A paciente buscou atendimento médico na terça-feira, 7 de outubro, após ter consumido uísque e apresentado episódios de convulsões. A Vigilância em Saúde de Passo Fundo realizou a investigação do caso e a Polícia Civil recolheu a bebida consumida, que também foi encaminhada para perícia.
Posicionamento do Hospital São Vicente de Paulo
Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira, o HSVP detalhou o atendimento. A paciente deu entrada na urgência na terça-feira. Após a estabilização do quadro clínico, a equipe médica contatou o Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul (CIT/RS), que orientou o enquadramento do caso como suspeita de intoxicação por metanol.
O hospital informou que a jovem segue internada em leito de UTI com quadro clínico estável e que a instituição está seguindo os protocolos da Nota Técnica Conjunta nº 360/2025 do Ministério da Saúde e da Nota Informativa Conjunta nº 001/2025 da SES e SSP.
Balanço atualizado de casos no RS
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) atualizou na quarta-feira, 8 de outubro, o balanço de casos no estado. Com a notificação de dois novos casos suspeitos (um em Porto Alegre e um em Viamão) e o descarte de uma suspeita anterior, o Rio Grande do Sul totaliza:
1 caso confirmado
4 casos em investigação
4 casos descartados
Detalhes dos casos no estado
Confirmado: Um homem de 42 anos, de Porto Alegre, que consumiu vodca adulterada em São Paulo no final de setembro. Ele foi tratado e liberado.
Em investigação: Além da jovem de Passo Fundo, são investigados os casos de um homem de 28 anos (Porto Alegre), um homem de 64 anos (Viamão) e um homem de 21 anos (Novo Hamburgo).
Descartados: Quatro casos foram descartados após exames laboratoriais em pacientes de Porto Alegre, Nova Santa Rita, e Santa Maria.
O cenário nacional, segundo o último boletim do Ministério da Saúde, registra 24 casos confirmados e cinco óbitos por intoxicação por metanol.
Protocolos e documentos oficiais
As diretrizes para atendimento e notificação de casos de intoxicação estão detalhadas em documentos oficiais, que podem ser consultados nos links abaixo:
Nota Técnica Conjunta nº 360/2025-DVSAT/SVSA/MS (Ministério da Saúde): Traz orientações para o atendimento e notificação de casos relacionados a bebidas adulteradas. Acesse aqui.
Nota Informativa Conjunta SES e SSP nº 001/2025 (RS): Detalha os fluxos para notificação, manejo de casos, definições clínicas e medidas de vigilância no estado. Acesse aqui.
Fluxograma de Manejo de Casos (Ministério da Saúde): Apresenta o fluxo oficial para o tratamento dos pacientes.