Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

whatsapp-image-2024-02-05-at-13-51-32
No comando: BANDANEJO

Das 14:00 Horas as 17:00 Horas

unnamed
No comando: Manhã Legal

Das 08:00 as 12:00

sabadao-da-santa-5
No comando: Sabadão da Santa

Das 08:30 as 12:00

2fd23236242fab8e9507cadf4f0f697d
No comando: Almoçando Com A Santa

Das 12:00 as 13;30

Araucaria moist forest in Aparados da Serra National Park, Brazil
No comando: Show Da Tarde

Das 13:30 as 17:00

1
No comando: Clube Da Música

Das 14:00 as 19:00

unnamed
No comando: Campo E Sertão

Das 17:00 as 19:00

Grande volume de chuvas provoca alerta de perigo extremo nas regiões Norte e Noroeste do RS

Compartilhe:
337

Defesa Civil recomenda que população evite áreas de risco e tome medidas preventivas.

O alerta de perigo extremo de chuva, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), continua em vigor nesta quinta-feira (2) para os municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. A previsão é de que a precipitação atinja cerca de 200 milímetros até sábado (4).

Devido à previsão de enxurrada, a Defesa Civil orienta que a população evite áreas suscetíveis a alagamentos e tome medidas preventivas para evitar situações de risco. Além disso, moradores de áreas de encostas ou locais em declive acentuado devem procurar abrigo e sair de casa imediatamente. “O solo encharcado em razão das chuvas dos últimos dias e a continuidade dos temporais estão favorecendo a condição para a ocorrência de deslizamentos de terra”, consta no alerta da Defesa Civil do RS.

O temporal que atingiu o RS na terça-feira (30) resultou em 10 mortes e pelo menos 21 desaparecidos, conforme boletim atualizado pela Defesa Civil na manhã de quarta-feira. Até o momento, 4,4 mil pessoas estão fora de casa e mais de cem municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha.

A Defesa Civil do RS orienta que a população permaneça em casa, se possível, e fique atenta aos boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo Estado. Recomenda-se seguir as instruções das autoridades locais, utilizar as rotas de evacuação recomendadas, evitar o deslocamento para as regiões afetadas e, se morar em área de risco, abandonar o local com antecedência. Ao sair, é importante desligar a chave geral de eletricidade, água ou gás e evitar atravessar as águas de carro ou a pé. Se ficar isolado em local inseguro, deve-se chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros. Também é recomendado encher recipientes com água potável para uso em caso de interrupção no fornecimento.

Para quem estiver dirigindo em uma inundação, a orientação é não enfrentar cursos d’água com correnteza, pois você e seu veículo podem ser arrastados. Caso seja surpreendido por uma inundação, deve-se ficar atento ao nível de água observando os demais veículos. Se o nível da água tiver ultrapassado o meio da roda, é recomendado desligar o veículo, descer e, a pé, procurar um lugar seguro para permanecer. Se o nível da água tiver ultrapassado o nível da porta, deve-se descer pela janela do carro, subir ao teto do veículo e pegar um cinto de segurança para se segurar até a chegada do resgate. Somente deve-se seguir dirigindo, com a atenção redobrada, se o nível da água estiver abaixo do nível da roda. Em caso de necessidade, deve-se procurar locais alternativos ou acionar a Defesa Civil do município para saber quais os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras da cidade.

Fonte; Foto / Divulgção / Jean Pimentel

Deixe seu comentário: